A educação a distância é uma modalidade que só cresce no Brasil. Uma das maiores vantagens de fazer uma graduação em casa é a possibilidade de estudar sem sair da sua própria residência. Basta se conectar e assistir às aulas.

Para você ter ideia, segundo dados divulgados pelo MEC, o número de alunos que estudam à distância cresceu muito em dez anos – de 49 mil para 1 milhão.

Então, se você está pensando em cursar uma graduação em casa, saiba que esse investimento é muito válido e compensador.

Sabendo disso, listamos 9 benefícios que essa modalidade pode oferecer. Confira!

cta2-ambiente

1) Graduação em casa: flexibilidade de horários

Muitos alunos da EAD relatam que um dos principais benefícios é a flexibilidade de horários que eles têm para estudar.

Não ir todos os dias para uma faculdade e não precisar seguir horários fixos é um grande benefício para as pessoas que possuem diversos compromissos diariamente, não é mesmo?

Pois então, se você quer ter sucesso na carreira e, mesmo assim, poder estar com seus filhos e familiares por mais tempo, saiba que a EAD é a melhor escolha.

2) Facilidade na comunicação

Muitas pessoas sofrem com a timidez e, por conta disso, acabam tendo dificuldades ao fazer um curso superior presencialmente.

Cursar uma graduação em casa facilita essa comunicação com os colegas, que estarão conectados, mas no outro lado da tela.

Além disso, alguns cursos não oferecem aulas audiovisuais, ou seja, basta enviar mensagens e e-mails para os professores em casos de dúvidas, trabalhos ou provas.

3) Economia de dinheiro

Como você não utilizará os espaços de uma instituição, estudar à distância acaba sendo muito mais em conta.

Existem instituições no Brasil que cobram até R$ 200,00 por semestre – sendo essa a base de preços, segundo a Educa Insights. Valor muito baixo se comparado com as de uma faculdade presencial.

Isso significa que, além de ter flexibilidade nos horários, estudar de casa e se comunicar com mais facilidade, você pagará mais barato por isso. Demais, não é mesmo?

4) Diploma vale tanto quanto o presencial

Muitas pessoas não sabem, mas o diploma de um curso superior a distância vale tanto quanto o de um presencial.

“Ah, mas na hora de procurar um emprego eu vou ter menos chances do que uma pessoa que fez faculdade presencialmente”.

Se o seu pensamento é esse, pode esquecer, pois não é bem assim que acontece no mercado de trabalho.

Pode ser que algumas empresas procurem por profissionais mais capacitados, com experiências internacional, por exemplo. Mas, o peso da modalidade é o mesmo.

Se você está com medo de não conseguir ter tanto sucesso na carreira, além de fazer a faculdade, invista em outros cursos profissionalizantes e também de idiomas, pois esses sim podem te diferenciar.

graduacao-em-casa

5) Materiais disponíveis on-line

Quando estudamos em uma faculdade presencial, precisamos estar sempre atentos com os conteúdos, principalmente quando há um professor que escreve no quadro e cobra as matérias.

Na educação a distância, não existe isso. Todos os materiais estarão disponíveis on-line, para você assistir ou ler na hora que bem entender.

Isso possibilita que você estude de qualquer lugar, em qualquer momento, sem nenhuma regra, pressão ou cobrança externa.

É claro que na educação a distância os professores também passam trabalhos. Mas você terá muito mais tempo e tranquilidade para fazer essas tarefas consultando os materiais disponíveis.

6) Maior concentração para os estudos

Você tenta se livrar dos colegas “tagarelas” que acabam atrapalhando as aulas, mas é muito difícil, praticamente impossível.

Todos passamos por isso no ensino fundamental, médio e superior. Por conta disso, não poderíamos deixar esse benefício de fora desta lista.

Se você é uma pessoa que precisa de bastante concentração para fazer os trabalhos com eficiência, saiba que cursar uma graduação em casa pode te oferecer isso.

7) Contato com o professor

Se é uma dificuldade para você conversar com um professor para tirar dúvidas ou até mesmo dar feedbacks, saiba que cursar uma graduação em casa pode te ajudar.

Assim, você não precisará ir até a mesa do professor e conversar com ele presencialmente – pode ter certeza que é muito mais fácil do que isso.

Se você não está entendendo alguma matéria ou não está gostando das técnicas que o professor utiliza nas aulas, basta enviar um e-mail relatando seus problemas.

Nunca foi tão fácil e tranquilo conversar com um professor, não é mesmo? Pois é, esse é mais um dos benefícios que um curso EAD oferece para as pessoas.

8) Mais tempo com a família

Quem não gostaria de ter mais tempo com a família? Pois então, fazer uma graduação em casa possibilita que isso aconteça na sua vida.

Além de estudar e buscar conhecimento para obter mais sucesso na carreira, você terá tempo para cuidar da casa, participar do desenvolvimento dos filhos e, além disso, trabalhar.

Um sonho para qualquer mãe e pai que buscam o sucesso profissional, mas mesmo assim querem manter a família como prioridade principal.

Então, se a sua desculpa para estudar era o tempo, saiba que ela não existe mais e você precisa buscar uma graduação EAD, até porque conhecimento nunca é demais.

9) Grande variedade de cursos

“Ah, mas eu quero fazer um curso muito específico, talvez não tenha em EAD”.

Se você está afirmando isso antes de pesquisar, pode ficar tranquilo. Existem diversos cursos EAD, e vamos apresentar alguns deles para você:

Administração, Ciências da Computação, Educação Física, Marketing, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Física, Letras, Matemática, Nutrição, Relações Públicas, entre outras.

Saiba que citamos apenas alguns, para você ter ideia de como os cursos a distância estão crescendo no Brasil.

Na Unicesumar, você encontra os melhores professores e cursos a distância do país. Para você ter ideia, na instituição já são 37 cursos, todos autorizados pelo MEC. Conheça!

cta1-ambiente

Avalie este post