O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma relevância maior do que muitos estudantes podem imaginar. Tanto o governo quanto as instituições de ensino valorizam bastante a prova, portanto, é importante se preparar para ela.

Embora o exame só seja realizado no final do ano, para se sair bem, a preparação deve começar desde cedo!

Ressalte-se que mesmo se você já for formado, pode prestar o Enem para tentar ingressar em um segundo curso superior e complementar a carreira. Caso o tempo seja apertado, considere estudar a distância.

Portanto, se você pretende prestar a prova, confira alguns métodos para estudar para o Enem e conseguir o melhor resultado.

estudar-para-o-enem

Vista a camisa

Esse é o primeiro e mais importante passo, porque possibilita todos os demais. Se você quer se sair bem no Enem e está decidido a entrar no Ensino Superior, por exemplo, com ajuda dele, saiba que vai precisar de muita determinação.

Será um período intenso de preparação e nem sempre estudar para o Enem vai ser fácil, mas que valerá muito à pena para quem estiver realmente comprometido com essa meta.

Vale lembrar que esse período longo de estudos, começando desde já, é importante para evitar estresse acima da média quando a prova se aproximar.

cta1-rotina-enem

Separe tempo para estudar para o Enem

Começando desde já, você tem vários meses para estudar para o Enem, por isso, pode utilizar a técnica do espaçamento para organizar e otimizar o seu tempo.

É mais produtivo estudar uma quantidade de tempo menor por dia, mas com mais frequência, do que adotar uma rotina frenética de dez horas diárias de leitura e atividades um mês antes da prova.

O estudo diário evita o estresse e o cansaço mental, permitindo que seu cérebro absorva melhor as informações. Além disso, com tempo suficiente, você não corre o risco de deixar “passar batido” algum conteúdo importante.

Comece organizando uma agenda para estudar para o Enem. É importante que você tenha realmente uma agenda, de papel ou no computador.

Defina qual será o horário em que você vai estudar de segunda à sexta. Começar a se preparar com antecedência, lhe permite descansar nos finais de semana.

Programe-se para estudar entre uma e duas horas por dia, sempre no mesmo horário para criar o hábito. Leve em conta os seus outros compromissos e o seu relógio biológico: se você se sente mais produtivo à noite e está livre nesse período, será o melhor para dedicar aos estudos.

Para estudar para o Enem, leve em conta que a prova é dividida em quatro áreas do conhecimento, além da redação: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Uma ideia é usar cada dia da semana para estudar uma das áreas, contando com a redação.

Se, ao se aproximar da prova, você perceber que uma determinada área está em déficit, é possível alterar essa programação e dar mais atenção a ela.

Mas, no início, aborde uma habilidade por dia e, certamente, seu tempo será bem aproveitado.

Use a internet a seu favor

Provavelmente, você já passa algum tempo navegando na internet, não é mesmo? Por que não usar isso a seu favor ao estudar para o Enem?

Existem várias opções de aplicativos que auxiliam nessa preparação e o Geekie Games Enem é um deles. Trata-se de uma plataforma de estudos bem completa, que pode ser acessada pelo computador ou celular com sistema operacional Android.

Em Geekie Games Enem você vai estudar para o Enem com ajuda de resumos, vídeo-aulas com conteúdos de todas as áreas do conhecimento exigidas e simulados.

estudar-para-o-enem

Para quem desejar, o aplicativo conta com uma versão Premium, que é paga, mas oferece plano de estudo personalizado (com base no curso e faculdade que o estudante pretende ingressar). Essa opção também tem relatório de desempenho, para você saber como está se saindo.

A internet pode ajudar de outra forma: com simulados gratuitos!

Fazer simulados regularmente é uma excelente alternativa para testar seus conhecimentos e a sua agilidade em ler e responder as questões.

Outro ponto importante é que o simulado ajuda o aluno a identificar quais são as áreas do conhecimento em que ele está tendo maior dificuldade, para intensificar os estudos nela.

O portal Mundo Educação é um dos que disponibilizam simulados gratuitos. Nesse site, o aluno escolhe quantas questões quer responder de cada competência e gera o seu próprio simulado.

Por fim, a rede também vai ajudar a estudar para o Enem com a imensa quantidade de materiais disponíveis lá. O site Canal do Ensino fez uma seleção de conteúdos de qualidade dos quais se pode fazer download gratuito. Vale à pena conferir.

Dias de prova

Depois de estudar para o Enem o ano inteiro, finalmente chega o dia da prova.

A preparação continua: visite o seu local de prova antes do exame, para se certificar de que você conhece bem o caminho; nos dias de prova, saia de casa com bastante antecedência; faça refeições leves antes de ir para o local certifique-se de estar levando todos os documentos necessários.

Procure se manter calmo dentro do possível. Leve uma garrafinha de água e um lanche leve, como uma barra de cereal. Lembre-se: o Enem só permite que o gabarito seja preenchido com caneta preta de tubo transparente.

Tente organizar o seu tempo de prova: você tem em torno de dois minutos para resolver cada questão.

No segundo dia, comece lendo atentamente a proposta de redação e fazendo o seu rascunho. Vá para as questões e, no final, retorne ao texto para passá-lo a limpo na folha definitiva.

Se você tiver seguido essas dicas de preparação, certamente já estará mais tranquilo no dia da prova. O sucesso é consequência!

Depois de estudar para o Enem, e realizar os dois dias de prova, não deixe de conferir os cursos superiores disponíveis na Unicesumar. O exame serve para o ingresso na instituição e até para a concessão de bolsas de estudo. Saiba mais sobre o vestibular agendado e o ingresso na EaD.

 

cta2-rotina-nem

Avalie este post

Comentários

Comentários